Blog

petiscos caninos

Petiscos caninos e a importância da petisqueira!

Quem acompanha a Pet Moderno há um tempo ou é aluno da nossa escola (venha conhecê-la clicando aqui!), sabe que eu sempre falo da importância dos petiscos caninos para passeios e treinamentos.

Há várias maneiras de validar o comportamento do pet e validar os acertos durante os treinos, tal como carinho, atenção, brincadeiras, etc. Entretanto, a melhor maneira de reforçar o comportamento do pet é dando petiscos a ele.

No entanto, infelizmente, muitas pessoas se esquecem de levar os petiscos para os passeios. E é nesse momento que mais precisamos ter os petiscos em mãos, pois durante um passeio há muitas distrações que podem deixar nossos pets ansiosos, estressados, eufóricos, etc.

É durante esse momento que você deve levar os petiscos de maiores valores, os que seu pet mais gosta, para mostrar como é bom se comportar bem e reforçar da melhor maneira esse comportamento fora de casa.

“Mas Henrique, como vou dar petiscos ao cachorro durante o passeio?”

Eu sei que é difícil alimentar o pet e segurá-lo ao mesmo tempo. Algumas pessoas levam os petiscos caninos em potes, outras em saquinhos, mas o melhor acessório para levar petiscos para os passeios é a petisqueira. Hoje irei te ensinar como utilizá-la e os benefícios dela!

petiscos para treinar cachorro
Fonte: Unsplash – Fotógrafo: Kacper Chrzanowski

Por que os petiscos caninos são tão importantes?

Como mencionado, há diversas formas de agradar o seu pet após ele ter feito algo bom e você queira recompensá-lo, e mesmo assim os petiscos são os preferidos, além de serem os melhores para o adestramento, mas você sabe o porquê?

Há estudos que indicam que o comportamento positivo do cachorro aumenta quando ele é recompensado, seja com carinho, atenção ou comidinhas. Afinal, quem não gosta de ser reconhecido e recompensado por ter feito algo, não é mesmo?

Portanto, petiscos caninos são ótimos para o adestramento e para os passeios! Desse modo, cuidado com adestradores que não usam petiscos, pois estes tendem a usar outras formas de treinamento, como a força, a violência, o medo, etc.

A comida é como um reforço para treinar seu cão. Um reforçador é algo que faz com que a frequência de uma ação aumente. Por exemplo, toda vez que você reforça com uma recompensa quando seu cão senta ao você pedir, você aumenta a probabilidade de seu cão se sentar com mais frequência.

Para a grande maioria dos cães, a recompensa preferida é a comida. O impulso alimentar (sua disposição de trabalhar pela comida) é alto na maioria dos cães porque a comida é um reforçador primário. Um reforço primário é algo de que seu cão não precisa aprender a gostar – comida é algo de que ele precisa para sobreviver!

Vantagens dos petiscos caninos

Além de ser a recompensa favorita dos cães, é também a recompensa que não tem erro!

Você até pode recompensar seu pet com todo o seu amor e carinho, ou até mesmo com o brinquedo favorito dele, mas ao ver um petisco ele irá ficar muito mais feliz e empolgado!

Além disso, os petiscos caninos são fáceis de dar rapidamente ao pet quando ele executa um comportamento. Isso significa que você pode ter um grande número de repetições em um curto espaço de tempo. Isso é importante para introduzir uma ideia e/ou um comportamento pela primeira vez.

Petisqueira

Para que a recompensa seja mais eficaz, é preciso estar pronto para premiar nossos bichos assim que eles nos obedecem e, para isso, é preciso ter à mão todo o nosso arsenal de gostosuras. Uma petisqueira é tudo o que você precisa para manter as sessões de treinamento e passeios com seu amiguinho de quatro patas em ordem.

É muito prática e útil, tanto durante o treinamento, quando em um passeio. Existem diversos modelos à disposição no mercado, mas em geral eles são super práticos, impermeáveis e podem ser lavados. O custo desses acessórios é bem baixo, o que ajuda ainda mais nesse momento.

Quais os melhores petiscos para levar em uma petisqueira?

petiscos caninos
Fonte: Freepik

Petiscos leves e pequenos são os melhores para levar aos passeios, pois são mais fáceis de serem ingeridos. Portanto, dê preferência a esses tipos de petiscos para treinar cachorro ou levar para o passeio, pois se o seu cão passar vários segundos comendo, isso significa mais tempo de espera entre as repetições. Assim, você terá que aumentar a duração da sessão de treinamento e correr o risco de seu cão perder o foco ou praticar menos repetições por sessão.

As guloseimas menores também são mais gentis com a cintura do seu cão. Quando o treinamento é intenso, com filhotes ou cães treinando para esportes específicos, o pet pode estar comendo um punhado de petiscos caninos todos os dias. Portanto, manter as guloseimas pequenas significa menos calorias consumidas. Isso também significa que seu companheiro não ficará cheio antes do fim da sessão.

Além disso,  o cheiro dos petiscos caninos também é muito importante. Cada cachorro tem uma preferência para comida, mas a maioria deles colocaria itens fedorentos como queijo ou bacon no topo. Você pode utilizar a própria ração como recompensa, mas se você realmente quer prender a atenção do pet e treiná-lo da maneira correta, prefira as guloseimas fedorentas!

Melhores petiscos para os pets

Ao visitar um pet shop, há uma variedade de petiscos para cães podendo o dono encontrar bifinhos, palitos e biscoitos. No entanto uma excelente opção pode ser as guloseimas naturais, caseiras e saudáveis.

Ou seja, dê preferência aos petiscos caninos feitos a base de legumes, frutas e verduras. Sendo os mais indicados: cenoura, alface, abobrinha, batata, maçã, manga e brócolis. Todos esses alimentos fornecem um auxílio à função do metabolismo e expectativa de vida do animal.

Outra opção são os biscoitos caseiros. Semelhante aos voltados aos humanos, esses podem ser feitos com farinha, óleo, manteiga, ovos e/ou azeite. Sendo acrescentados outros ingredientes da sua preferência, como: mel, aveia, espinafre, cenoura e outras comidas do tipo. Vai da preferência do dono e da busca por receitas.

Agora que você já sabe quais são os melhores petiscos caninos e como dá-los ao pet durante os passeios, com o auxílio da petisqueira, invista neste material e veja como isso irá ajudar nos treinos!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fale conosco