Blog

cachorro chorando à noite

Cachorro chorando à noite: como acalmá-lo?

Quem tem um amiguinho de quatro patas sabe que não há nada mais desesperador e angustiante do que ver o cachorro chorando à noite, não é mesmo?

Atire a primeira pedra quem nunca pegou o cachorro no colo para tentar acalmá-lo!

cachorro chorando à noite
Fonte: Freepik

Pois bem, é nosso instinto querer acalmar qualquer ser que esteja chorando, principalmente quando é um ser pequenininho, dócil, carismático e amável como são os nossos pets.

Entretanto, com certeza você já deve ter escutado que não se pode pegar o cachorro quando ele estiver chorando, que você deve deixar o cachorro chorando até ele cansar de chorar. Ou ainda, que é normal o cachorro chorar à noite, pois todos fazem isso.

NÃO! Você não deve deixar seu cachorro chorando à noite durante horas até cansar, muito menos achar que é normal o choro dele. Sempre há um motivo pelo choro, nunca é à toa. Vale ressaltar que o choro e o latido são as únicas maneiras de expressão dos pets, por isso, fique atento a essas expressões.

Infelizmente, muitas pessoas acreditam nessas besteiras e as aplicam no dia a dia! Se você faz isso, pare imediatamente, pois isso só faz mal ao seu pet. Dessa maneira, para você que está angustiado com essa situação, vou te ensinar o que fazer com cachorro chorando à noite.

Por que cachorro chora à noite?

Como mencionado, um choro nunca é à toa. Há diversos motivos para o seu pet estar chorando e é muito importante saber quais são eles para tentar evitar o choro.

  1. Medo
  2. Atenção e fome
  3. Separação
  4. Dor

Medo

Normalmente, um cachorro quando começa a chorar desesperadamente é porque está aflito e com medo, com a sensação de que vai morrer, pois na natureza é assim quando o cachorro está só, sem a mãe e os irmãos.

Na sua casa não seria diferente, principalmente se ele for filhote, pois com o pouco tempo de vida que ele tem, ele estava acostumado com um local onde havia sua mãe e seus irmãos e, de repente, foi levado para um ambiente novo, totalmente estranho para ele, com pessoas que nunca havia visto. Assim, é esperado que o filhote chore nos primeiros dias mesmo, pois tudo é novidade para ele.

Atenção e fome

cachorro chorando à noite
Fonte: Unsplash – Fotógrafo: Kabo

Pet gosta de atenção e quando você vai até o cachorro chorando à noite, você está atendendo a vontade dele que, nada mais nada menos, é dar atenção a ele, seja fazendo carinho ou brigando com ele. Por isso, vale ressaltar que não adianta brigar com o pet caso ele esteja chorando, pois, ao brigar com ele, você está validando o comportamento, tendo em vista que você vai lá dar atenção ao pet.

Além disso, por ser um ruído alto e persistente, o choro é uma das maneiras mais eficazes do pet dizer que está com fome ou até mesmo com sede.

Separação

Muitos cachorros não estão acostumados a ficar longe de seus donos. Assim, quando os donos precisam viajar ou ficar fora de casa por um tempo, é muito provável que o pet fique chorando por conta dessa separação.

Outro exemplo de separação pode-se citar quando o outro pet da casa está longe, seja por uma cirurgia ou por os donos terem colocado o outro animalzinho em outro cômodo. Se seu cachorro já está acostumado com o colega, deixe-os juntos, isso é benéfico para o laço deles.

Dor

O choro também pode indicar problemas físicos, especialmente dores agudas em alguma parte do corpo. Para identificar esse tipo de choro, observe se este começou de uma hora para outra e se está acompanhado de outros sintomas, como falta de apetite e prostração. Em caso de suspeita, leve seu amigo ao veterinário o quanto antes para uma avaliação.

Como acalmar um cachorro chorando à noite?

  1. Coloque-o perto de você
  2. Brinquedos
  3. Rotina

Coloque-o perto de você

como colocar filhote de cachorro para dormir
Fonte: Unsplash – Fotógrafa: Sarah Arista

Ao ouvir o cachorro chorando à noite, não precisa pegá-lo no colo ou ficar com ele na caminha até ele se acalmar. Basta colocá-lo perto de você. Ao sentir a sua presença, o pet já irá se acalmar e parar de chorar.

Com isso, eu recomendo colocar o cachorro à noite em uma caminha ao lado da sua cama. Não recomendo colocar o pet para dormir na sua cama, com você, pois isso pode criar um vínculo excessivo logo no começo da adaptação, o que pode causa uma série de problemas futuramente. Além disso, quando filhote, os cachorros não têm controle da própria bexiga, o que pode ocorrer dele urinar em seu colchão.

Dessa maneira, ao colocar a caminha do filhote perto da sua cama, isso fará com que o cachorro se sinta mais seguro, uma vez que ele estará ali sentindo sua respiração e sua presença.

Brinquedos

Os brinquedos de cachorros são aliados para resolver esse problema, mas não pode ser qualquer brinquedo. Você pode pensar que um cachorro é como uma criança e que vai adorar ter um bicho de pelúcia, principalmente à noite.

De fato, ele irá gostar bastante, mas não o suficiente para se acalmar. Além disso, é muito importante se atentar com os bichos de pelúcias, tendo em vista que não é indicado o uso dele sem supervisão, pois o pet pode acabar engolindo pedaços da pelúcia.

Assim, para ele gastar energia e se tranquilizar, eu recomendo dar o mordedor recheável. Pode ter certeza que seu pet irá ficar mais tranquilo, principalmente se ele tiver em um ambiente confortável e seguro.

Rotina

Eu sempre falo que a rotina é ideal para acabar com todos os problemas. Ter uma rotina ajuda em diversas situações, principalmente quando se trata de comportamentos. Se você quer que seu cachorro tenha uma noite tranquila, sem que ele chore ou fique levantando o tempo todo, eu sugiro que você crie uma rotina para ele.

Uma rotina saudável é aquela que envolve treinos e brincadeiras, ou seja, é aquela que faz o cão gastar energia. Com a energia liberada, o pet terá uma boa noite de sono, já que estará muito cansado, o que evitará que fique chorando por atenção.

Agora que você já sabe o que fazer ao ver seu cachorro chorando à noite, coloque essas dicas em prática e cuide de seu amiguinho de quatro patas!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fale conosco