Blog

petiscos para treinar cachorro

Petiscos para treinar cachorro: pode viciar?

Você sabia que os petiscos para treinar cachorro são grandes ajudantes do adestramento positivo? Ao contrário do que muitas pessoas dizem, os petiscos são ótimos para os cães, quando usados da maneira correta e na hora certa.

Você não têm ideia da quantidade de pessoas que nunca utilizaram petiscos caninos ou qualquer tipo de comida no treinamento dos seus cães. Isso se dá por uma série de mitos e desinformação, coisas que já estão totalmente defasadas.

Muitas pessoas acham que os petiscos viciam os pets, mas a grande verdade é que isso somente pode acontecer se o treinamento for feito de maneira incorreta. Assim, o ideal é aprender como fazer corretamente, conseguindo os resultados almejados!

Por isso, neste post irei te mostrar qual é a maneira correta de usar os petiscos para treinar cachorro e quais são os melhores. Assim, você aprenderá como não correr o risco do seu cão te obedecer só quando você estiver com a comida na mão.

Por que os petiscos para treinar cachorro são importantes?

petiscos para treinar cachorro
Fonte: Unsplash – Fotógrafo: Honest Paws

Sem dúvidas, há diversas maneiras de recompensar seu cão por um trabalho bem executado. Jogar uma bola de tênis pode ser ótimo no final de um treino ou uma brincadeira no quintal depois de praticar alguns truques de comportamento, como dar a patinha, sentar, etc.. Entretanto, os petiscos para treinar cachorro costumam ser a maneira mais conveniente e eficaz de influenciar o comportamento do pet.

Há estudos que indicam que o comportamento positivo do cachorro aumenta quando ele é recompensado, seja com carinho, atenção ou comidinhas. Afinal, quem não gosta de ser reconhecido e recompensado por ter feito algo, não é mesmo?

Portanto, petiscos são ótimos para o adestramento! Desse modo, cuidado com adestradores que não usam petiscos, pois estes tendem a usar outras formas de treinamento, como a força, a violência, o medo, etc.

A comida é como um reforço para treinar seu cão. Um reforçador é algo que faz com que a frequência de uma ação aumente. Por exemplo, toda vez que você reforça com uma recompensa quando seu cão senta ao você pedir, você aumenta a probabilidade de seu cão se sentar com mais frequência.

Para a grande maioria dos cães, a recompensa preferida é a comida. O impulso alimentar (sua disposição de trabalhar pela comida) é alto na maioria dos cães porque a comida é um reforçador primário. Um reforço primário é algo de que seu cão não precisa aprender a gostar – comida é algo de que ele precisa para sobreviver!

Petiscos são fáceis e versáteis

petiscos para treinar cachorro
Fonte: Unsplash – Fotógrafo: Kacper Chrzanowski

Os petiscos para treinar cachorro são fáceis de dar rapidamente ao pet quando ele executa um comportamento. Isso significa que você pode ter um grande número de repetições em um curto espaço de tempo. Isso é importante para introduzir uma ideia e/ou um comportamento pela primeira vez.

Quando você está ensinando novos comportamentos ao seu cão, é importante mantê-lo motivado e interessado. Assim, uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é com uma alta taxa de reforço (a frequência com que você dá recompensas). Para dar a seu cão diversos petiscos em um curto período de tempo, você precisa escolher aqueles que ele consiga comer rapidamente, ou seja, petiscos leves, fáceis de ser ingeridos, etc.

Portanto, dê preferência a esses tipos de petiscos para treinar cachorro, pois se o seu cão passar vários segundos comendo, isso significa mais tempo de espera entre as repetições. Assim, você terá que aumentar a duração da sessão de treinamento e correr o risco de seu cão perder o foco ou praticar menos repetições por sessão.

Quais são os melhores petiscos para treinar cachorro?

petiscos para treinar cachorro
Fonte: Unsplash – Fotógrafo: okeykat

Como mencionado, os petiscos leves e fáceis de ser ingeridos são os melhores para o adestramento. Mesmo que o cão seja de porte grande, prefira os petiscos pequenos, pois assim você consegue fazer mais repetições e deixar o cão mais entretido.

As guloseimas menores também são mais gentis com a cintura do seu cão. Quando o treinamento é intenso, com filhotes ou cães treinando para esportes específicos, o pet pode estar comendo um punhado de petiscos todos os dias. Portanto, manter as guloseimas pequenas significa menos calorias consumidas. Isso também significa que seu companheiro canino não ficará cheio antes do fim da sessão.

Além disso,  o cheiro dos petiscos para treinar cachorro também é muito importante. Cada cachorro tem uma preferência para comida, mas a maioria deles colocaria itens fedorentos como queijo ou bacon no topo. Você pode utilizar a própria ração como recompensa, mas se você realmente quer prender a atenção do pet e treiná-lo da maneira correta, prefira as guloseimas fedorentas!

Mas afinal, petisco vicia o cachorro?

O cachorro não vicia em petiscos quando recebe o treino correto. Para que o cachorro entenda que está sendo recompensado por ter sentado, dado a patinha, etc., você deve dar o petisco imediatamente para ficar registrado na cabeça do pet.

Outro ponto importante é não utilizar o petisco como suborno. No início de ensinar algo novo a um cachorro, você usa a comida (como isca) para fazer um comportamento acontecer e, em seguida, muda para o comportamento que faz a comida acontecer.

Essa mudança precisa acontecer o mais rápido possível para ensinar seu cão que você não vai suborná-lo para realizar comportamentos. Ao eliminar a isca de mão o mais rápido possível, você evitará que seu cachorro se acostume com o suborno.

Ademais, não faça o exercício com o petisco na mão à mostra, pois quando você estiver sem o petisco ele não irá querer fazer. Assim, mantenha-o escondido até que eles executem o comportamento solicitado. Quando o pet já estiver fazendo tudo certinho, intercale os petiscos para treinar cachorro, ou seja, quando o cão atender um pedido seu, recompense-o, porém na outra vez, não o recompense e assim por diante.

Não se esqueça de variar os petiscos! Assim como seu cão gosta mais de certas guloseimas do que de outras, ele também pode gostar de uma variedade. Os cães podem ficar entediados com a mesma guloseima de sempre.

Dessa maneira, se você notar que o entusiasmo do seu cão está diminuindo, mude para uma recompensa diferente. Você pode até usar várias guloseimas diferentes durante uma sessão, para que seu cão nunca saiba que tipo de petisco delicioso virá a seguir.

Agora que você já sabe que os petiscos para treinar cachorro são excelentes para o adestramento, invista neles e recompense seu amiguinho como ele merece!

Compartilhar

Comentário (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fale conosco