Blog

deixar seu filhote sozinho

Deixar filhote sozinho? Veja o que você deve fazer.

Você sai para trabalhar, deixa seu cachorro em casa e quando volta sempre tem uma surpresa desagradável? Se você tem problemas para deixar seu filhote sozinho, fique tranquilo que eu vou te ajudar a mudar as coisas!

Preciso iniciar destacando que um filhote não é um ursinho de pelúcia, portanto, cuidar de um pet envolve muito mais do que dar carinho, levar pra passear e alimentar, é preciso, presta atenção, EDUCÁ-LO!

O cachorro é um animal de matilha, isso significa que instintivamente ele busca companhia, traçando o paralelo com o ser humano, que também é um animal social, um tempo prolongado de isolamento e solidão gera ansiedade e muitas inseguranças, principalmente porque, como uma criança pequena, seu cão não consegue compreender o que está acontecendo.

Mas então não posso deixar meu filhote sozinho nunca?

A partir de 4h de solidão os cães já começam a apresentar alterações comportamentais, como sinais de estresse e frustração. Isso leva a comportamentos estereotipados como o passing – quando o cão anda de um lado para o outro sem objetivo específico –, lambe as patas insistentemente – podendo levar a machucados, rói os móveis ou dormem excessivamente.

Ué, e dormir não é bom? Você pode estar pensando. Não, dormir acima do normal, assim como para os humanos, é um sinal de problemas com a saúde mental e leva a problemas de saúde física, devido à falta de movimentação adequada.

Então, vamos repensar os mitos sobre o comportamento canino, ok?

Caso você não tenha como estar na companhia de seu cão durante um período prolongado – 12h, por exemplo –, é importante repensar qual o pet adequado ao seu estilo de vida. Ou então criar alternativas como, passeadores de cães e creches caninas.

O importante é que seu amigo não fique sozinho por tempos prolongados.

fawn pug lying on gray blanket
Foto por sarandy westfall em Unsplash

Não tem raça que fica bem sozinha?

Infelizmente esse é um mito comumente difundido, até mesmo por criadores estabelecidos no mercado. Eles vendem a ideia de que determinada raça é “boa de ficar sozinha”, mas isso não existe.

Cão é cão.

Independente da raça – não, nem mesmo o shitzu –, deixar o filhote sozinho, ou mesmo um cão adulto, é prejudicial para a saúde e qualidade de vida do seu pet. As raças criadas por manipulação humana não deixam de ter o instinto canino, além do mais, estes que são rotulados como “bons de ficar sozinhos” tendem a ser os que foram criados para ser, observe, cães de companhia.

Acontece que, nas últimas décadas, o estilo de vida humano mudou drasticamente, as mulheres conquistaram o direito de trabalhar e serem independentes, as crianças passam muitas horas entre a escola e atividades extracurriculares, além disso, o índice de casas com secretárias do lar diminuiu sensivelmente. O resultado disso é que os cães tendem a ficar desassistidos por longos períodos.

Por isso, é normal que um novo fenômeno apareça no comportamento canino, que é essa frustração do abandono. Eu sei que a palavra pode parecer pesada, mas, ainda que por períodos pré-definidos, é essa a interpretação que o seu filhote tem quando você o deixa sozinho por um tempo extenso.

deixar filhote sozinho
Foto por Carlota em Unsplash

O que fazer para diminuir o estresse?

Desde o canil essa situação deve ser apresentada ao filhote. O criador deve deixá-lo sozinho por intervalos regulares, de modo que ele se habitue com a rotina de solidão por alguns períodos. Esse momento entre o nascimento e a adoção costuma ser 100% na companhia da mãe e dos outros filhotes, o que gera um nível de ansiedade extremo quando, ao chegar na sua casa, de repente, seu amigo precisa ficar sozinho.

Ele precisa ser PREPARADO para ficar sozinho desde o momento do seu nascimento.

O que costuma acontecer é que ao deixar o filhote sozinho, este vai latir e chorar muito, causando desconforto entre os vizinhos, então, muitas vezes, o dono recorre à briga. Mas essa resposta só faz aumentar ainda mais o estresse do animal. Não podemos culpar o filhote por um comportamento instintivo e numa situação desconhecida.

Uma dica que eu sempre dou baseado na metodologia do treinamento positivo é que, nas primeiras noites, você deixe seu filhote num espaço delimitado, mas com acesso a você. Assim ele terá a sensação de segurança e ficará mais confortável durante a noite, evitando o choro e começando a acostumá-lo a pequenos períodos de ausência durante o dia.

Outra coisa comum – e muito prejudicial – é adotar um filhote no natal e já deixar o bichinho sozinho para viajar no ano novo, ou recebê-lo no domingo e passar o dia inteiro no trabalho na segunda-feira. Ele já está se adaptando a um ambiente novo, está assustado por não ter pessoas e outros animais que estava acostumado à sua volta. Então, você precisa se dedicar ao novo membro da família por alguns dias para que ele se sinta confortável no novo lar, inclusive favorecendo que fique sozinho com tranquilidade durante partes do dia.

deixar filhote sozinho
Foto por T.R Photography em Unsplash

Nessas situações em que o filhote é deixado sozinho em casa nos primeiros dias da sua nova residência pode haver um evento que cause trauma, dificultando todo o processo de adaptação. Por exemplo, ele pode estar sozinho no seu apartamento e ocorrer um temporal com trovões estrondosos, o que será percebido pelo pet como um perigo iminente. Então, toda vez que ele ficar sozinho depois desse episódio irá relembrar da ameaça e ficará extremamente assustado.

Lembre-se de se planejar para receber um filhote liberando alguns dias para a adaptação de todos vocês à nova rotina!

É preciso se preparar para deixar o filhote sozinho mesmo quando você acha que ele sempre terá companhia

Eu sempre indico para todas as pessoas que preparem os seus filhotes para que fiquem sozinhos, mesmo se você tem filhos e outras pessoas na sua casa durante 24h. Isto porque, imprevistos acontecem e, inevitavelmente, seu cão precisará ficar sozinho em algum momento, logo, se ele não estiver preparado para isso irá sofrer bastante.

Existem dois tipos de cães que sofrem especialmente com períodos de ausência. O primeiro é o animal que não está tendo suas necessidades básicas atendidas, ficando sozinho por períodos muito prolongados, neste caso não há o que fazer a não ser mudar a rotina, afinal se trata de um maltrato.

O outro grupo de cachorros que sofrem muito é o dos pets que não foram preparados para serem deixados sozinhos. Como se antecipar para que um animal que não foi preparado no canil consiga ficar sozinho?

  • Adaptação: iniciar com pequenos períodos de ausência, começando com ambientes (a sala ou o quarto, por exemplo) e seguindo para a casa, ampliando aos poucos;
  • Tornar o momento de solidão agradável: você gosta de privacidade para maratonar sua série preferida? Ofereça distrações para que o seu cão se entretenha nos períodos de solidão, mas observe, essa distração deve ser oferecida no momento de sua saída e retirado na sua volta, construindo uma imagem positiva do período de ausências;
  • Não torne o momento de sua chegada o melhor evento do dia do seu cão, pois isso irá reforçar a ideia de que quando você não está é um momento ruim;
  • O mesmo deve ser feito no momento de sua saída, evite tensões, prepare a casa para que ele fique confortável na sua ausência, se despeça e saia tranquilamente, sem grandes despedidas ou demonstrando apreensão, afinal isso irá criar uma ansiedade no seu bichinho;
  • Uma última dica para o período de adaptação é deixar uma câmera para observar o comportamento de seu cão, assim você saberá quando o tempo está se prolongando e ele começa a demonstrar estresse.

Pense nessas dicas e aproveite a vida com seu cãozinho com o máximo de qualidade! E lembre-se, o treinamento positivo te ajuda a superar esse e muitos outros problemas, conte conosco.

Compartilhar

Comentário (1)

  • Seu cachorro morde? 7 mitos e verdades sobre as mordidas Responder

    […] A solução: tenha um espaço legal e organizado para o seu filhote com tudo que ele precisa para se manter distraído, tranquilo e separado de você (adicione uma barreira física entre o espaço do seu cão e o restante da casa). Se seu filhote não consegue ficar sozinho leia esse outro texto. […]

    26 de junho de 2021 às 18:41

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fale conosco