Blog

person in blue denim jeans holding black and white short coated small dog

Atividades para cachorro durante refeições: 8 super dicas

O momento das refeições é ideal para aplicar a metodologia positiva e treinar seu amiguinho, foi justamente pensando em otimizar o treinamento do seu Pet que eu separei essas 8 super dicas super rápidas de atividades para cachorro para você utilizar com o seu cão sempre que puder.

Veja o vídeo para aprender na prática o que fazer!

Nossa lista de ouro das atividades para cachorros durante as refeições caninas

  1. Treinamento de truques: toda refeição é uma ótima oportunidade de praticar e ensinar truques e gastar a energia do seu cão.
  2. Praticar autocontrole: treinar comportamentos como o “deixa”, o “espera” e outros deixará seu cão muito mais calmo e o ensinará a lidar melhor com frustrações.
  3. Usar brinquedos interativos: criar desafios na hora das refeições fará seu cão ter mais interesse pela comida e se divertir enquanto come.
  4. Acostumar com o toque: essa talvez seja a habilidade mais importante que um cão precisa ter para receber carinho, ser cuidado e gostar de pessoas novas.
  5. Acostumar com objetos: seu cão precisa se acostumar com escova, toalha, secador e outros. Se tiver bastante cuidado, poderá acostumar aos poucos enquanto ele come.
  6. Prevenção de possessividade: chamar a atenção do cão para mostrar que a sua mão só acrescenta e não tira a comida do pote fará ele aceitar muito melhor sua aproximação na comida dele.
  7. Prevenção de possessividade avançada: já com ele mais tranquilo, colocar a comida sem precisar chamar a atenção dele é o nível avançado do exercício anterior.
  8. Aprender a dividir recursos: você pode fazer atividades guiadas com outros cães junto para ensinar seu cão a gostar de ter outros cães por perto enquanto come.
atividades para cachorro
Foto por James Lacy em Unsplash

Uma dica importante a se acrescentar é a importância da rotina no treinamento de cães, é preciso entender que não existe aprendizado cristalizado, ele precisa estar sempre sendo relembrado e reforçado, como uma revisão constante, entende?

Treinamento positivo com atividades para cachorro

Lembra-se de como você ficava feliz se seus pais lhe dessem um presente para cada nota boa em seu boletim escolar? Eles fizeram você querer fazer de novo, certo? Isso é reforço positivo e se baseia no behaviorismo.

Os cães não se importam com dinheiro. Eles se preocupam com elogios – e comida. O treinamento de reforço positivo criado por Ivan Pavlov usa uma recompensa (guloseimas, elogios, brinquedos, qualquer coisa que o cão considere gratificante) para os comportamentos desejados. Como a recompensa os torna mais propensos a repetir o comportamento, o reforço positivo nas atividades para cachorro durantes refeições é uma das ferramentas mais poderosas para moldar ou mudar o comportamento de seu cão.

Recompensar seu cão por bom comportamento parece muito simples e é! Mas, para praticar a técnica com eficácia, você precisa seguir algumas diretrizes básicas.

As duas principais são a sincronia e a objetividade.

white and brown english bulldog on brown wooden table
Foto por Kabo em Unsplash

Atividades para cachorro: no treinamento tempo é tudo

O tempo correto é essencial ao usar reforço positivo. A recompensa deve ocorrer imediatamente (em segundos) ou seu cachorro não poderá associá-la ao comportamento executado. Por exemplo, se você fizer seu cachorro sentar, mas recompensá-lo depois que ele se levantar, ele achará que está sendo recompensado por ficar em pé.

atividades para cachorro
Foto por Bruce Warrington em Unsplash

Mantenha os comandos sempre curtos

Os cães não entendem frases. “Lulu, quero que você seja uma boa menina e sente-se para mim agora” provavelmente fará com que você seja encarado com uma expressão de completo deboche, mas que é somente incompreensão. Na verdade, os cães aprendem primeiro com nossa linguagem corporal, então trabalhe em atrair seu cão para “sentar” ou “deitar” antes de expressar o pedido com uma palavra. Com atividades para cachorros em momentos de refeição, como as 8 ensinadas neste post, eles irão associar comportamentos e consequências e aprenderão como responder a comandos específicos. Somente então você terá condições de aplicar de forma consistente o uso da palavra “sentar” ou “deitar”, mas tente não repetir e dizer com uma voz calma. Mantenha os comandos curtos e descomplicados.

Foto por Chewy em Unsplash

Ficou com alguma dúvida? Fale comigo!

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fale conosco