Blog

cachorro não quer comer

Meu cachorro não quer comer: o que devo fazer?

“Henrique, meu cachorro não quer comer, o que eu devo fazer?”

Esta é uma pergunta frequente que eu recebo, então, pode ficar tranquilo (a) que seu pet não é o único que não come ou está evitando comida!

É normal nós nos assustarmos ou ficarmos preocupados com os nossos pets quando eles começam a fazer algo estranho ou mudar seu comportamento, tal como parar de comer. Essa observação é muito importante, pois esse fato pode indicar alguma doença ou algo que esteja interferindo na vida de seu pet.

No entanto, antes de entrar em pânico porque seu cachorro não quer comer, há várias etapas que você pode seguir para garantir que seu cão esteja seguro e bem. Também é importante ter este fato em mente: só porque seu cão não está comendo como de costume, não significa necessariamente que ele esteja em grave perigo.

É fácil ver a perda de apetite e presumir que seu animal está doente, mas eles podem estar perfeitamente bem. A perda de apetite pode ser algo tão pequeno quanto uma dor de estômago ou algo tão sério quanto um câncer.

Então, primeiramente, você deve considerar os fatos e anotar os sintomas do seu cão e qualquer coisa que tenha potencialmente mudado sua rotina. Por isso, neste post irei de mostrar tudo o que você precisa saber para resolver este problema com o seu pet.

Meu cachorro não quer comer: e agora?

cachorro não quer comer
Fonte: Unsplash – Fotógrafo: Chris Benson

Se os hábitos alimentares de seu cão mudaram, há várias perguntas que você deve tentar responder para identificar a causa e a gravidade da situação com a qual seu animal está lidando.

Essas questões incluem:

  • Há quanto tempo seu cachorro parou de comer?
  • Há quanto tempo seu cachorro come esse tipo de alimento?
  • Você notou outros sintomas, como vômito, diarreia ou letargia?
  • Se você tem outros cães, eles também se recusam a comer?
  • Seu cachorro parou de beber água?

Idealmente, você terá essas perguntas respondidas antes de ir ao veterinário. Ter um conhecimento sólido de toda a situação pode ajudar você – e seu veterinário – a descobrir o que exatamente ocorreu e está levando à recusa do alimento.

Procure um veterinário

Se seu cachorro não quer comer e você está preocupado de haver sintomas mais graves relacionados a isto, você deve falar com um veterinário imediatamente. Como alternativa, mesmo que não haja outros sintomas presentes, você pode descobrir que simplesmente falar com um veterinário pode ajudar a aliviar os nervos em torno da situação.

Na realidade, há muitos motivos pelos quais seu cão pode se recusar a comer, ao falar com um profissional você descarta algumas das causas mais sérias. Depois de fazer isso, você pode começar a descobrir o que exatamente está fazendo com que o apetite do seu cão diminua, sem ter que se preocupar se isso for algo que exigirá atenção médica séria.

Por que meu cachorro não quer comer?

cachorro não quer comer
Fonte: Unsplash – Fotógrafo: Jornada Produtora

Comida exposta o dia inteiro

Não deixe a comida de seu pet exposta o dia inteiro, pois fica exposta à umidade, ao vento e a insetos. Logo, ao longo do dia, a ração ficará ruim, o que fará com que seu pet não queira comer mais. Com isso, seu pet acostumará a não comer, tendo em vista que a ração dele não estará em um bom estado.

Portanto, coloque horários específicos para dar comida ao cachorro, determine um horário para ele comer. Por exemplo, coloque a comida no potinho e espere 30 minutos, se o cachorro não comer, retire de seu alcance e dê somente em outro horário. Essa escassez no cachorro durante um tempo fará que da próxima vez que você colocar a comida ele coma, pois a partir disso ele começará a valorizar a ração.

Em contrapartida, se seu cachorro é um filhote ou um cachorro idoso, você pode deixar a ração à disposição mais vezes, afinal, estes cachorros tem necessidades especiais.

Estresse e ansiedade

Alguns cães são altamente sensíveis a mudanças, assim como as pessoas, e isso pode fazer com que parem de comer ou comam menos. Desse modo, se você mudou recentemente para uma nova casa, trouxe para casa outro animal de estimação ou até mesmo um bebê, essas coisas podem desencadear estresse e ansiedade em cães levando à inapetência.

Se você sentir que seu cão está passando por estresse devido a uma mudança no ambiente, seja paciente. Não repreenda o seu cão por não comer, mas sim dedique algum tempo para lhe dar a atenção que falta.

Qualidade da ração

Da mesma forma que você não deve deixar a ração exposta o dia inteiro, pois ela acaba ficando ruim, você também não deve comprar ração de baixa qualidade.

Se seu cachorro não quer comer a ração que você comprou, tente trocá-la por uma ração de qualidade superior. Há pets exigentes e sabem quando a comida é boa ou não. Entretanto, não troque a marca da ração toda vez que for comprar um pacote novo, pois isso pode acabar interferindo na dieta de seu pet.

Meu cachorro não quer comer: o que devo fazer?

Há diversas maneiras de fazer seu cão voltar a comer normalmente, entre elas:

Caminhar antes da refeição

Levar seu animal de estimação para passear antes de dar a tigela pode ser útil no que diz respeito ao apetite. Uma caminhada, um exercício ou uma brincadeira são formas de fazer seu pet gastar energia e, por consequência, ficar com fome depois disso.

Manejo alimentar

cachorro não quer comer
Fonte: Unsplash – Fotógrafo: Marek Szturc

Se seu cachorro não quer comer adicione alguma comida na ração do seu pet, seja um pedaço de frango ou algum legume ou fruta. Isso se chama manejo alimentar, que possui o intuito de fazer seu cão comer toda a ração. Essa é uma excelente maneira de fazer seu pet comer. Entretanto, espera-se que você diminua a quantidade desse adicional, pois este pode estar interferindo na alimentação de seu cachorro. Assim, com o tempo, ele passará a comer somente a ração.

Baseando-se em tudo isso, se seu cachorro não quer comer, comece a colocar em prática essas dicas e veja a diferença em seu comportamento e em sua alimentação. Se o caso for grave, caso perceba que há outro motivo para isto estar ocorrendo ou se seu pet está emagrecendo rapidamente, leve-o ao veterinário o quanto antes. Cuide de seu amiguinho de quatro patas!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fale conosco