Blog

como acalmar um cachorro com medo

Como acalmar um cachorro com medo?

“Como acalmar um cachorro com medo?”. Essa é a pergunta mais frequente entre os pais de primeira viagem rsrs!

É natural ficar assustado quando seu cachorro está com medo, afinal, está acontecendo algo ao redor para ele estar com um comportamento diferente, principalmente se ele tiver um pouco reativo.

Muitas pessoas acham que um cachorro com comportamento agressivo é assim por instinto ou porque ele quer ser daquele jeito. Entretanto, na verdade, na maioria das vezes, um cachorro com reatividade, um cachorro agressivo, nada mais é do que um cachorro com medo.

como acalmar um cachorro com medo
Fonte: Unsplash – Fotógrafo: Nick Bolton

O cão com medo entende que a única maneira de se livrar daquilo que o deixa com aquela angustia é atacando. Com isso, o cão começa a latir, normalmente, e pode até mesmo avançar sobre aquilo ou alguém que está deixando-o assim.

Além do comportamento agressivo, um cachorro com medo pode optar por fugir, afinal, atacar alguém demanda muita energia e muito emocional também, algo que o cachorro pode não estar preparado e, por isso, ele foge. Ou o cachorro congela, ele simplesmente paralisa diante daquela situação.

Essas situações não são benéficas aos pets, pelo contrário, podem ativar a ansiedade deles e, com o tempo, eles desenvolverem este transtorno e viver constantemente com medo de tudo. Então, se você quer saber como acalmar um cachorro com medo continue lendo o post que te ensinarei tudo! Mas, antes é necessário saber o motivo do medo.

Como acalmar um cachorro com medo: motivos do estresse

A criação

A maior parte dos amiguinhos de quatro patas é adotada de canis, locais que, normalmente, ficam localizados no interior, onde não há tanto barulho de carros, motos, construções, muito menos a circulação de diversas pessoas.

Assim, tendo em vista essa tranqüilidade na vida do pet até então, quando ele é adotado e levado para uma cidade mais movimentada, é esperado que o cão fique com medo e se assuste com o cotidiano do centro urbano.

Desse modo, ao adotar um pet, leve-o para conhecer a rua, mas não force o passeio. Para não desequilibrar o psicológico do pet ou se você quer saber como acalmar um cachorro com medo, recomendo ir a um local um pouco mais calmo, uma praça menos movimentada, para ele ir se acostumando aos poucos e não ficar com tanto medo.

De modo algum deixe seu cachorro dentro de casa, pois quando você for sair com ele, provavelmente, o pet irá se assustar com tudo o que ver e ouvir, já que ele já havia se acostumado com o ambiente da sua casa.

Além disso, quando passear com o pet, perceba os sinais que ele dá. Levantar a pata o tempo todo, não parar quieto, piscar várias vezes, morder o lábio… Esses são um dos sinais que o cão pode utilizar para chamar a sua atenção e mostrar que está com medo.

Por isso, é necessário que você perceba esses sinais e analise o que pode estar causando esse estresse no cachorro em vez de brigar com o cão. Para quem quer saber como acalmar um cachorro com medo, saiba que brigar com o pet só pode piorar a situação.

Socialização

como acalmar um cachorro com medo
Fonte: Unsplash – Fotógrafo: Tadeusz Lakota

Com certeza, esse é um dos maiores medos dos cachorros. Se para nós, humanos, já é difícil socializar, manter uma conversa ou conhecer alguém, imagine para eles que não conseguem nem falar.

Pois bem, os cachorros têm medo de pessoas, pode ser um adulto ou uma criança, pois é algo novo para ele. Um cachorro que nunca viu uma criança pode começar a latir para ela, pois está com medo já que não está acostumado ver pessoas pequenas, principalmente, aquelas crianças que já chegam querendo passar a mão ou abraçar o cachorro.

Outro ponto é a socialização com outros cães. Se o cachorro foi adotado de algum canil, ele não terá problemas em interagir com outros cães. Mas, se você comprou seu pet, muito provável que ele tenha medo ao ver outros animais, já que não está nem um pouco acostumado.

Além disso, vale ficar muito atento aos animais adotados que já sofreram agressão. Por exemplo, se um cão era agredido por um homem, ele pode ficar traumatizado e ter medo ao ver qualquer homem e começar a latir para todos ou até mesmo avançar.

Como prevenir o medo do cachorro

Além de ter várias formas de como acalmar um cachorro com medo, há diversas maneiras de prevenir o medo do cachorro, mas isso não significa que ele nunca sentirá medo. O medo faz parte, mas há meios de diminuir o estresse e deixar o cachorro se sentir mais acolhido e seguro.

Socialize-o

Como mencionado anteriormente, a socialização pode ser um ponto que cause muito medo no pet. Assim, para ele perde o medo ou aprender a não ficar estresse com a interação, é necessário que você estimule que o pet seja sociável.

Mas, lembre-se de não forçar nada, comece aos poucos, com a socialização com poucas pessoas e cachorros.

Uma das maneiras de ele socializar mais facilmente é deixá-lo alguns dias em uma creche para cachorro. Você pode deixá-lo uma vez na semana ou a cada 15 dias, o que você achar melhor. Isso deve ser feito quando ele já estiver acostumado com as primeiras etapas do contato social e da interação com outros pets, o que ajudará bastante a manter um bom comportamento.

Recompense-o

Nada melhor do que ser recompensado após um desafio, não é mesmo? Para os cachorros que tem medo é fundamental ser recompensado após uma situação estressante, pois assim ele irá associar aquela situação a algo bom, como os petiscos. Desse modo, toda vez que algo semelhante aquilo acontecer, ele terá uma boa lembrança e uma boa associação.

 Por exemplo, se seu cachorro tem medo de secador, toda vez que você pegar no objeto e mostrar ao pet, dê um petisco para o pet construir essa associação positiva. Da mesma forma para visitas, ao chegar alguém em sua casa, dê um petisco para ele. Neste caso, o melhor é o mordedor recheável, pois deixa o cachorro distraído por mais tempo, além de deixá-lo mais feliz também.

Defenda seu cachorro

Quem tem cachorro sabe que todos que o vêm querem passar a mão, abraçar, fazer carinho e afins. Mas, nem sempre o cão quer isso e se você perceber os sinais de medo. Assim, se você quer saber como acalmar um cachorro com medo, afaste imediatamente seu cachorro das pessoas, pois ele não está nem um pouco confortável com aquela situação.

Além disso, se você sabe que seu pet não gosta que as pessoas passem a mão nele, peça para que as pessoas evitem querer fazer carinho. Pense primeiro no seu pet, e não em agradar outras pessoas. Você não estará sendo chato (a), isso é pelo bem do seu pet.

Dessa maneira, agora que você já sabe como acalmar um cachorro com medo e preveni-lo desse sentimento angustiante, coloque essas dicas em práticas e veja seu pet mais calmo e feliz!

Bom, além de feliz e sem medo, se você quiser ver seu amiguinho de quatro patas com um bom comportamento e fazendo truques que todos amam, entre em contato conosco, basta clicar aqui!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fale conosco