Blog

como educar seu cão

Como educar um cachorro: será que brigar funciona?

Você sabe como educar um cachorro? Será mesmo? Com certeza você conhece a cena, seu cão começa a se comportar de maneira inadequada, morde, late, estraga os móveis, tudo isso parece ser uma forma de chamar a sua atenção, não é verdade? Mas será que simplesmente ignorar o seu cão, ou brigar com ele, realmente funciona?

Primeiro é preciso relembrar dois princípios básicos do adestramento de cães: não adianta gritar com seu pet e esperar que ele reorganize o comportamento, assim como também não ajuda recompensá-lo para mostrar que você está prestando atenção a ele, isso só fará reforçar o comportamento indesejado, ok?

Agora, vamos lá!


BIRRA CANINA: como educar um cachorro?

A nossa intenção é sempre a de diminuir o comportamento inadequado, portanto é preciso que o cão entenda que aquela atitude não é desejada. Então, por mais adorável que pareça a “birra canina”, dar risada ou falar de modo dengoso com o seu cão vai dar a mensagem errada, mais uma vez reforçando o comportamento que se deseja modificar.

Por mais inteligentes que os cães sejam, eles não se guiam por princípios morais e éticos, assim, qualquer resposta – seja carinho ou grito – é entendida por eles como atenção, logo, reforçará o mau comportamento. É justamente por isso que muitas pessoas sugerem a indiferença como a terceira via ideal, “finge que não está acontecendo” e isso irá educar seu cão a agir de modo diferente. Será mesmo?

Acontece que, se seu cão já está acostumado a atrair a sua atenção “aprontando”, então ignorá-lo irá somente gerar uma ansiedade que o fará intensificar o comportamento na tentativa de alcançar a resposta que costumava ter.

Esse processo faz parte do instinto animal, um hábito recorrente tende a ser reforçado, até mesmo como modo de manter um padrão, deste modo, o nível de desconforto para todos em volta – e pelos próprios cães – se tornará inviável, te levando a, mais uma vez, responder ao mau comportamento.

Resumindo: ignorar o mau comportamento canino é uma questão de “tudo ou nada”, irá gerar o aumento da ansiedade e do estresse, intensificando a atitude indesejada por parte do seu cão até que ele compreenda que não há mais nenhum tipo de resposta para aquela ação.

Mas, então, como os cães aprendem?

como educar seu cão

O aprendizado canino acontece especialmente por associação e consequência. O que é isso?

Sabe quando você abre uma embalagem de petiscos e o seu pet vem correndo de onde estiver para esperar o lanchinho? Ou quando você pega a coleira e seu cão se excita todo na expectativa do passeio? Isso ocorre porque os cachorros, assim como os seres humanos, associam uma memória afetiva a episódios específicos. No caso de eventos repetidos, o cão começa a associar uma sequência de acontecimentos como se fossem um único episódio, causado pela ação inicial, no caso dos exemplos pode-se considerar como ação inicial a abertura da embalagem ou pegar a coleira.

Esse tipo de associação chama-se condicionamento clássico, termo que foi cunhado pelo russo Pavlov e tem grande proximidade com o behaviorismo radical, do psicólogo Skinner. A metodologia positiva utiliza este conceito para fazer associações positivas a comportamentos desejados, fazendo com que o cão entenda como deve se portar sem a necessidade de eventos traumáticos, como a briga.

A outra forma que o cão aprende é com a consequência, por exemplo, se seu cachorro late e consegue a sua atenção, ele irá repetir o comportamento na intenção de obter o mesmo resultado. Então, quando queremos aumentar a frequência do comportamento a gente utiliza um reforço, garantindo o resultado esperado pelo cão e, portanto, reforçando o aprendizado da associação.

Entretanto, quando falamos de reforço podemos falar do reforço positivo e do reforço negativo. No primeiro caso nós damos um reconhecimento positivo pelo comportamento, um prêmio. Pode ser um biscoito, um brinquedo ou um simples afago, uma associação positiva, percebe?

Já o reforço negativo está presente quando um comportamento acaba com um desconforto, por exemplo, quando um som agudo que incomoda o cão para de tocar no momento em que ele senta em determinado local. Pense no apito dos carros quando o cinto de segurança não está sendo usado, é o mesmo princípio do behaviorismo radical sendo utilizado na realidade canina, isso é condicionamento clássico.

O reforço positivo é como uma premiação, nós damos algo bom ao cachorro; já o reforço negativo é um “livramento” nós retiramos um desconforto, retiramos algo ruim.

 

Educar um cachorro com o treino positivo

No treino positivo buscamos construir um cenário que ajude a educar um cachorro de modo que ele possa desenvolver bons comportamentos. Antes de tudo, esse método procura se antecipar os comportamentos indesejáveis dando ao cão alternativas saudáveis.

Por exemplo, se seu cão costuma destruir tapetes em sua casa, damos a ele brinquedos próprios para roer, se o problema é o latido durante as refeições, a alternativa pode ser um brinquedo recheado de petiscos, e assim por diante.

Então, a ideia primordial é evitar o mau comportamento transformando algo indesejável em algo adequado.

Outra estratégia que deve ser associada é ensinar seu cão a chamar sua atenção do modo adequado, afinal, latir é instintivo, não é mesmo? Seu pet só irá aprender a te chamar de outra maneira se for ensinado a fazer isso.

Assim, adestrar para que seu amigo atenda a comandos básicos como sentar e deitar, você estará o ensinando a buscar o seu olhar com comportamentos educados e que ele sabe que serão recompensados.

Isso acontece através de exercícios de autocontrole e de manejo das emoções com recompensas.

A síntese aqui é: é preciso frequência de reforços negativos e positivos para que o cão aprenda e mantenha os comportamentos desejados, afinal seu cachorro está SEMPRE aprendendo.

Quer conhecer mais sobre a metodologia positiva? Fale comigo!

Compartilhar

Comentários (11)

  • Deixar filhote sozinho? Veja o que você deve fazer. - Pet Moderno Responder

    […] muito, causando desconforto entre os vizinhos, então, muitas vezes, o dono recorre à briga. Mas essa resposta só faz aumentar ainda mais o estresse do animal. Não podemos culpar o filhote por um comportamento instintivo e numa situação […]

    15 de junho de 2021 às 10:51
  • Brinquedos de cachorros: como utilizá-los!? - Pet Moderno Responder

    […] isso, automaticamente brigamos com os nossos animaizinhos, mas, nessa situação, brigar com o pet não resolve, pois essa é uma forma deles liberarem essa energia, além de demonstrar o desejo deles. Portanto, […]

    8 de julho de 2021 às 15:07
  • Por que cachorro come fezes? Saiba como evitar! - Pet Moderno Responder

    […] não brigue com o seu cão caso ele faça cocô em qualquer lugar. Ao brigar com o pet, ele pode se frustrar e começar a ter […]

    20 de agosto de 2021 às 14:04
  • Cachorro pode dormir na cama? Veja as vantagens! - Pet Moderno Responder

    […] Educar seu cachorro é essencial para um bom convívio e uma boa noite de sono. Se o seu pet é novo, deixe-o ter acesso ao seu quarto durante as primeiras semanas de vida. Coloque a caminha dele ao lado de sua cama para ele se sentir mais seguro e mais tranquilo. […]

    30 de agosto de 2021 às 16:42
  • Como educar filhotes de cachorro: saiba o que evitar! - Pet Moderno Responder

    […] ainda por conta do estresse. A bronca deixa sequelas emocionais e psicológicas em seu pet, então, não brigue com o seu cachorro, […]

    10 de setembro de 2021 às 11:39
  • Adestrador de cachorro: saiba como escolher! - Pet Moderno Responder

    […] o cachorro, esse era o método mais utilizado antigamente. Essa metodologia consiste em brigar com o cachorro quando necessário, o que pode causar traumas e ansiedade no cachorro. Então, caso você veja um […]

    14 de setembro de 2021 às 09:18
  • Meu cachorro não quer comer: o que devo fazer? - Pet Moderno Responder

    […] sentir que seu cão está passando por estresse devido a uma mudança no ambiente, seja paciente. Não repreenda o seu cão por não comer, mas sim dedique algum tempo para lhe dar a atenção que […]

    28 de setembro de 2021 às 13:05
  • Meu cachorro destrói o tapete higiênico: o que fazer? - Pet Moderno Responder

    […] É exatamente isso que ele quer! Ele não quer carinho, petisco, brinquedo, ele quer chamar sua atenção a qualquer custo. Ao brigar com ele, é como se você estivesse validando a ação dele, pois ele irá associar a bronca, ou seja, a atenção que você deu a ele com a destruição. Dessa forma, é muito provável que ele continue repetindo essa ação. Por isso, não adianta brigar com o pet. […]

    12 de outubro de 2021 às 11:27
  • Cabo de guerra com cachorro: agressivo ou educativo? - Pet Moderno Responder

    […] A corda grande é melhor, pois quando o cachorro quiser ajeitar a mordida no objeto, ele não corre o risco de morder a sua mão e você se machucar. Quando a corda não é grande o suficiente para isso, o cão pode acabar mordendo a sua mão, mas não é por maldade, não é porque a brincadeira o deixa agressivo, é porque a corda não tem o tamanho suficiente para ele morder. Portanto, caso ocorra de seu cachorro morder sua mão, certifique-se se a corda tem o tamanho adequado antes de brigar com o cachorro. […]

    27 de outubro de 2021 às 10:30
  • Como acalmar um cachorro com medo? - Pet Moderno Responder

    […] Por isso, é necessário que você perceba esses sinais e analise o que pode estar causando esse estresse no cachorro em vez de brigar com o cão. Para quem quer saber como acalmar um cachorro com medo, saiba que brigar com o pet só pode piorar a situação. […]

    16 de novembro de 2021 às 16:41
  • Comportamento canino: fatores de influenciam! - Pet Moderno Responder

    […] Muito provável que o problema dele possa ser uma incontinência urinária. Por isso, antes de brigar com o pet, verifique todos os sinais para algum problema […]

    7 de janeiro de 2022 às 14:32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fale conosco