Blog

enforcador para cachorro

Enforcador para cachorro: porque você não deve comprar!

Você usa guia unificada ou enforcador para cachorro? Se você tem um cachorro de porte grande e que puxa quando você está passeando, muito provável que você já tenha usado ou pensado em usar. Se esse é o caso, este post é especial para você!

Com certeza, você já deve ter escutado que cachorro grande tem que usar enforcador ou a guia unificada, pois só assim você terá autoridade sobre ele e ele irá te obedecer mais facilmente.

O enforcador para cachorro faz com que o pet leve trancos em seu pescoço de maneira que o machuque. Com isso, toda vez que ele estiver com o enforcador, ele irá evitar puxar a guia, pois ele sabe que irá acabar se machucando. Pode ser um objeto bom para ter o seu pet caminhando próximo de você, mas a custo de que?

O que adianta ter um passeio de maneira “educada”, “correta”, por ter um cachorro que obedece, sendo que tudo isso só está sendo feito devido ao medo do cão? Já se perguntou se o cachorro está feliz passeando com o enforcador ou se ele está ao menos confortável? Pois bem, pode ter certeza que ele não está.

Afinal, como seria pra você passear com a sensação que a qualquer momento pode ser agredido? Péssimo, não é mesmo? Pois é, essa é a sensação para um cachorro que usa enforcador.

Se você ouvir por aí de algum profissional que os cães aguentam o tranco do enforcador ou que esse objeto nem machuca muito, é apenas uma “correção”, saiba que essa pessoa não é um profissional qualificado, pois o enforcador para cachorro machuca sim, além de desestabilizá-lo emocionalmente, podendo o deixar ansioso e reativo.

Como funciona o enforcador para cachorro?

enforcador para cachorro
Fonte: Unsplash – Fotógrafo: Tony Geer

Antes de tudo, quero que você entenda como a guia unificada e o enforcador funcionam. Apesar do nome “guia unificada” dar o entendimento que é algo mais seguro, não se engane, pois essa guia tem o mesmo funcionamento do enforcador, ou seja, machuca da mesma maneira.

A verdade é que não há nenhum material de passeio que faça seu cachorro não puxar. Você pode achar que o enforcador é um desses instrumentos, mas ele é um instrumento de tortura ao seu pet, por isso que ele evita de puxar.

O enforcador é traumatizante para o cão. Como exemplo disso, pode-se citar as associações que poderá fazer ao levar um tranco. Ao levar este puxão que machuca na rua, ele poderá associar o ambiente com a dor, assim, toda vez que você for passear com o pet, ele poderá ficar ansioso, estressado e até mesmo agressivo, pois a lembrança que ele tem é de dor e tortura.

Malefícios físicos da guia unificada ou do enforcador

enforcador para cachorro
Fonte: Unsplash – Fotógrafo: Sumeet Singh

Como mencionado, esses instrumentos afetam (e muito) o psicológico do cachorro, deixando o traumatizado, ansioso, reativo e estressado. Além disso, é óbvio, que esses objetos afetam o físico do pet, afinal, imagine alguém andar com uma faca em seu pescoço durante um passeio.

Pois bem, tanta a guia unificada como o enforcador para cachorro, são instrumentos colocados na região do maxilar, um local onde não há muita musculatura, o que deixa a região da traqueia exposta. Assim, quando o cachorro vai levando esses trancos, com o tempo, ocorre um achatamento da traqueia, o que é conhecido como colapso da taqueia. Isso pode culminar na dificuldade de engolir, de latir, dentre uma série de coisa, devido à deformação da traqueia.

Além do mais, essa região é onde fica a tireoide também. Dessa maneira, cachorros que são expostos aos enforcadores com frequência podem ter algum problema hormonal devido à pressão sofrida no local desde órgão do sistema endócrino.

Outro ponto importante é a pressão intraocular que cachorros com os olhos saltados podem sofrer. Ao levar o tranco, o enforcador aumenta a pressão na região ocular, o que pode causar uma série de lesões na vista do pet.

Melhor instrumento de passeio

enforcador para cachorro
Fonte: Unsplash – Fotógrafo: Jonathan Cooper

O material de passeio do seu cão deve ser algo seguro, confortável, que o impeça de atravessar a rua, ir a um local que você não quer ou pegar algum objeto inapropriado, bem como o peitoral.

Os peitorais, além de não pressionar a garganta do animal, se comprados corretamente, proporcionam mais segurança para o pet. Por englobar uma parte maior do animal, o equipamento torna a contenção do mesmo mais simples, permitindo que o dono puxe o cão inteiro uniformemente em caso de perigo.

No caso de cães que costumam “carregar” os seus donos durante os passeios o peitoral pode ser exclusivamente eficaz por não manter a pressão focalizada no pescoço do animal. Contudo, se você realmente não quer que ele puxe a guia, a coleira ou o peitoral, invista nos treinamentos, pois somente assim ele irá aprender.

Como treinar o seu cachorro para andar ao seu lado?

Como mencionado, somente o treinamento tem a função de ensinar o pet a andar ao seu lado, obedecer na rua e, etc. Assim, o primeiro passo é treinar dentro de casa, sem guia, sem peitoral, sem nada. Você irá andar pela casa com petiscos na mão, por consequência, seu pet irá te acompanhar e andar ao seu lado. Assim, ao dar os petiscos a ele quando você estiver caminhando pela casa, o cachorro irá associar que andar ao seu lado é algo bom. Com o tempo, você vai incrementando mais coisas, tais como a guia e/ou o peitoral, dentro de casa mesmo.

No entanto, vale ressaltar que treinar em casa é muito diferente da rua, pois na rua há diversas distrações, como cachorros, pessoas, etc. Então, você irá incrementar distrações no ambiente de sua casa, como petiscos escondidos, pessoas, pets, etc. É por meio desse treinamento que você irá conseguir adestrar seu cachorro e, ao sair na rua, você verá a diferença no comportamento dele.

Agora você já sabe que a guia unificada e o enforcador para cachorro são extremamente perigosos para seu amiguinho de quatro patas. Portanto, invista em instrumentos de passeio que proporcionam maior segurança, bem como o peitoral. Coloque as dicas em prática e veja a diferença no comportamento do seu pet na dos passeios!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fale conosco