Blog

como fazer seu cão parar de pular

Como fazer o cão parar de pular nas pessoas?

Uma das perguntas mais frequentes que eu recebo é: como fazer o cão parar de pular?

Infelizmente esse é um comportamento recorrente, que acontece com todos, afinal, os cães tendem a pular nos donos e, principalmente, nas visitas. No entanto, é pior ainda quando o anfitrião é você, e o cachorro pulando é o seu. Sem dúvidas é um caso bem desconfortável, especialmente se a visita não gosta desse “carinho” ou quando o cachorro tem um porte grande e pode machucar a pessoa.

como fazer seu cão parar de pular
Foto por Joséphine Menge em Unsplash

Vale ressaltar que se seu cão costuma pular nas pessoas, é porque você de alguma forma o encorajou a isso. Na maioria das vezes é sem querer e com a melhor das intenções, porém acaba trazendo maus costumes para os animais.

“Ah, mas é só um pulinho de alegria”. Não, não é! Pular pode ser um cumprimento bonitinho quando você tem um filhote ou um cão de pequeno porte, mas à medida que o tempo passa, esse hábito pode se tornar um incômodo tanto para você quanto para os convidados.

Por isso, vou te ensinar como fazer o cão parar de pular em você e nas visitas, evitando, assim, qualquer acidente ou esse hábito desagradável.

Mas… Por que os cães pulam?

Você pode estar se perguntando “se o pulo não é de alegria, então por que os cachorros pulam?”

Há várias suposições para esse comportamento, mas é importante sabermos que os cachorros pulam nas pessoas com um único intuito: chamar a atenção!

Na verdade, o pulo do cachorro vem de uma necessidade natural dos cães de buscar algum recurso, seja a atenção de alguém, alguma comida, um brinquedo, etc.

Podemos perceber que o cão quer chamar a sua atenção na seguinte situação: você está trabalhando ou sentado no sofá e seu cachorro está há um tempo ao seu lado, sem pular, ou latir e você não está dando a mínima para ele. Até que então ele pula em você e, com isso, você grita com ele, passa a mão nele, o empurra… Ou seja, você corresponde às expectativas dele, pois ele conseguiu chamar a sua atenção, não à toa que você brigou com ele ou o empurrou.

“Ah, então basta ignorar o cachorro que está resolvido!”. Não, NÃO O IGNORE!

Ignorar o cachorro pode ser uma maneira de fazê-los entender que não deve pular, mas isso só funciona com filhotes, pois os filhotes estão começando a descobrir o mundo. Assim, ao ignorar o filhote quando ele pular em você, ele vai perceber que é inútil pular pra chamar a atenção. Entretanto, se for um cachorro adulto, ele fará o contrário!

Ao ignorar o cachorro adulto, ele fará mais coisas para chamar a sua atenção, muito mais do que só pular. Ele começará a te arranhar, pular mais forte, a morder e a latir. Portanto, se você quer saber como fazer o cão parar de pular nas visitas e em você, não o ignore, pois isso gerará uma ação contrária no pet.

Então, como fazer o cão parar de pular?

como fazer o cão parar de pular
Foto por Elias Maurer em Unsplash

Há diversas maneiras de fazer o seu pet a parar de pular nas pessoas. Mas antes, vale ressaltar que manter uma rotina saudável – com passeios, brincadeiras, brinquedos atrativos – já ajuda 80% desse comportamento. Algumas maneiras são:

  1. Não faça uma festa ao chegar
  2. Avise a visita sobre o comportamento dele
  3. Coloque a guia
  4. Ensine o pet a sentar
  5. Evite empurrá-lo

1. Não faça uma festa ao chegar

Comumente, ao chegarmos a nossa residência fazemos uma festa pro cachorro, e com as outras pessoas da casa, muitas vezes, só cumprimentamos com um beijo ou um “oi, cheguei”. Desse modo, faça o mesmo com o cachorro. Você não estará o ignorando, só não estará fazendo aquela festa.

Assim, ao chegar, mostre que você o viu, mas continue fazendo as suas coisas e alguns minutos depois, quando o cachorro se acalmar, brinque com ele, faça carinho, etc. Com o tempo, o cachorro se acostumará com isso e ficará menos eufórico.

2. Avise a visita sobre o comportamento dele

Nós brasileiros temos um grande costume de fazer carinho no pet da casa que estamos visitando, seja de alguém da família ou amigos. Então, quando você for receber visita em casa com o pet, avise-a que você está adestrando o seu pet e, portanto, ela não deve fazer uma festa pro cachorro, ficar chamando-o pra pular no colo ou algo do tipo, pois assim, de nada valerá todo o esforço e treino do adestramento.

3. Coloque a guia

como proteger seu cachorro
Foto por Taylor Heery em Unsplash

Se você realmente quer saber como fazer o cão parar de pular, é necessário que você sempre tenha uma guia por perto. A guia é muito útil para o adestramento.

Assim, quando você receber visitas, coloque a guia em seu pet e ao perceber que o pet irá pular, puxe a guia. Da mesma forma, coloque a guia ou o peitoral quando você estiver comendo.

Muitas pessoas reclamam que o pet fica pulando na mesa para conseguir o alimento. Para evitar isso, coloque a guia nele e pise na guia, pois assim o pet não conseguirá pular e desistirá de tentar. Após ele se acalmar, dê um petisco de recompensa para ele.

Vale ressaltar que é tudo questão de tempo e treino, quanto mais você fizer isso com o pet, mais ele irá aprender e, com isso, você saberá exatamente como fazer o cão parar de pular.

4. Ensine o pet a sentar

como fazer o cão parar de pular
Foto por Taylor Kopel em Unsplash

A dica mais importante para quem quer saber como fazer o cão parar de pular nas visitas ou em você é: ensine o pet a sentar!

Quando o cachorro é filhote e aprende desde cedo a sentar, com certeza, ele não irá pular nas pessoas, pois o pet sabe que será recompensado ao obedecer ao comando em vez de pular. Já com um cachorro adulto, demanda mais treino para ele se acostumar com o comando e obedecer. Mas, nada é impossível, afinal, com recompensas os cachorros aprendem mais fácil.

5. Evite empurrá-lo

Sabe aqueles leves “empurrões” que muita gente dá no cachorro quando ele vem correndo e pulando? Como mencionado, isso pode ser visto pelo cão como uma forma da pessoa responder a atenção ou iniciar uma brincadeira. Assim, ele continua pulando incessantemente para dar continuidade ao divertimento.

Agora que você já sabe como fazer o cão parar de pular nas pessoas, coloque todas essas dicas em prática e veja a diferença no comportamento de seu pet. Para mais dicas e dúvidas sobre o adestramento, entre em contato conosco.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fale conosco