Blog

couple touching the head of dog

Como ensinar os cães a receberem visitas?

Uma dúvida muito frequente durante os adestramentos é como ensinar os cães a receberem visitas. Quem tem cachorro – principalmente cachorro imperativo, aquele que vive latindo ou aquele que não para de pular nas pessoas – sabe o quão difícil pode ser na hora de receber visitas.

Quando alguém chega a nossa casa é normal que o cachorro fique ansioso, animado e queira pular na visita de felicidade. Este fato ocorre porque ele está acostumado a fazer isso conosco. Perceba que toda vez que chegamos a nossa residência, o pet é o primeiro a nos receber, a nos cheirar, a pular e ficar feliz com a nossa chegada. Com a visita não é diferente.

ensinar os cães a receberem visitas
Foto por Nathalie SPEHNER em Unsplash

Além disso, o cão tende a repetir o que vê. Logo, ao ver você recebendo e abraçando a visita, é muito provável que ele queira abraçá-la também, assim ele pula, fica pedindo colo, etc. Entretanto, é essencial ensinar os cães a receberem visitas para não acontecer algum acidente ou alguma situação constrangedora.

Imagine a seguinte situação: sua avó chega a sua casa para um almoço e ao adentrar seu pet pula nela. Pessoas de idade não têm muito equilíbrio, principalmente se seu cachorro for grande e forte. O mesmo pode acontecer com crianças. Ou pior, seu cão pode ficar latindo para as visitas e assustá-las, principalmente as crianças que tendem a se assustar com mais facilidade.

Portanto, saber como ensinar os cães a receberem visitas é imprescindível para o seu cão ter um bom comportamento!

7 dicas para ensinar os cães a receberem visitas

  1. Converse antecipadamente com a visita
  2. Faça uma atividade física antes de receber a visita
  3. Entre junto da visita em sua casa
  4. Use a guia se necessário.
  5. Dê algo para ele se distrair
  6. Treine a campainha/interfone
  7. Socialize seu pet

1. Converse antecipadamente com a visita

Não é incomum que as visitas queiram fazer carinho em seu pet, seja por que gostam mesmo ou por quererem te agradar. Assim, ao perceber que parentes, amigos e visitas estão incentivando o seu cão a se comportar de maneira errada, seja claro e explique que o está educando e como elas devem se comportar e se comunicar com o animal.

Será muito difícil ensinar “boas maneiras” ao cão se as visitas fizerem tudo ao contrário. Se uma visita não colaborar, na presença dela mantenha o cachorro na guia junto a você ou então o deixe em outro local da casa, para evitar a persistência de maus comportamentos.

2. Faça uma atividade física antes de receber a visita

ensinar os cães a receberem visitas
Foto por Robin Jonathan Deutsch em Unsplash

Se você quer saber como ensinar os cães a receberem visitas, uma dica fundamental é fazer uma caminhada antes de receber a visita, ou sair para brincar com o seu pet. O importante é fazê-lo ficar cansado, pois um cachorro cansado geralmente é mais comportado.

Com isso, leve-o para uma corrida ou uma brincadeira, isso fará com que ele fique mais calmo e talvez tenha vontade de tirar um cochilo durante o tempo que você receber alguma visita. Caso não faça isso, seu cachorro ficará muito energizado quando a visita chegar, afinal, é muito provável que ele tenha dormido o dia inteiro. Logo, ele terá muita energia e poderá descontá-la na visita.

3. Entre junto da visita em sua casa

Quando a visita toca a campainha ou o interfone, automaticamente o cão se desespera e corre pela casa ou pela porta, pois associa o som da campainha e/ou interfone à chegada de alguém, com isso, ele fica ansioso. Por isso, uma das formas de ensinar os cães a receberem visitas é entrando junto à visita em sua casa.

Sendo assim, converse com a visita antes dela chegar (peça para ela te avisar quando estiver chegando) e a espere, junto de seu pet, do lado de fora da casa ou na portaria de seu condomínio/prédio. Com isso, o cachorro irá ficar menos ansioso, pois não ouvirá a campainha/interfone, além de ficar menos energizado por fazer uma caminhadinha.

4. Use a guia se necessário

ensinar os cães a receberem visitas
Foto por Jason Leung em Unsplash

Como mencionado, os cachorros quando ficam ansiosos e felizes tendem a pular nas pessoas, pedir colo, etc. Assim, para evitar isto, coloque a guia no seu cachorro. Deixar o cão pular nas visitas é um reforçador pra ele entender que aquilo é certo. Desse modo, não deixe o seu pet pular nas visitas.

Uma maneira de ensinar os cães a receberem visitas usando a guia é acostumando-o com a guia. Sendo assim, deixe-o com a guia mesmo sem visita, pois assim ele irá se acostumar e não terá problema quando houver alguma visita em sua residência.

5. Dê algo para ele se distrair

ensinar os cães a receberem visitas
Foto por Justin Veenema em Unsplash

Quando o cachorro está distraído, não há visita que o faça perder o foco, principalmente quando a distração é algo que ele goste muito. Os brinquedos de cachorros são grande aliados para você conseguir receber as visitas sem se preocupar!

O melhor brinquedo para distrair seu pet é o mordedor recheável. Assim, quando você for receber visita, prepare uma misturinha com ração e legumes, coloque dentro do mordedor e congele. Com a chegada da visita, dê o mordedor recheável com a mistura congelada para o seu cão. Assim, ele ficará um bom tempo tentando comer toda essa mistura que, por estar congelada, ele demorará a se deliciar.

6. Treine a campainha/interfone

Como mencionado, o som da campainha ou do interfone deixa o pet eufórico, pois ele associa o som com a chegada de alguém. Desse modo, treine o seu cão para ele não ficar ansioso ao ouvir o barulho.

Assim, toque-os sem que chegue alguém, o pet ficará ansioso primeiramente, mas depois irá se acalmar após alguns minutos. Faça esse treino para desassociar a campainha com a chegada de alguém.

Após ele se acalmar, dê recompensas ao seu pet. Entre e saia de casa para treinar o seu cão para ele não ficar tão eufórico com a chegada de alguma pessoa. Com esse exercício, ao chegar uma visita, o seu cachorro estará mais tranquilo e menos ansioso.

7. Socialize seu pet

couple touching the head of dog
Foto por leonides ruvalcabar em Unsplash

A melhor maneira para ensinar os cães a receberem visitas é socializá-los. A socialização desde filhote cria uma associação positiva em relação às visitas. Portanto, chame seus amigos para ir treinando com o seu pet.

Um ponto muito importante é: não isole o seu cãozinho. Ao isolar o seu cão, prendendo-o, ele terá uma associação negativa com a chegada de visitas, podendo ficar agressivo quando alguém diferente dos moradores chegarem à residência.

Agora não tem erro! Coloque em prática essas dicas e veja a diferença do comportamento do seu pet ao receber alguém em casa. Ademais, ensinar os cães a receberem visitas é essencial para o bem estar do próprio pet.

Compartilhar

Comentário (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fale conosco