Blog

seu cachorro morde

Seu cachorro morde de brincadeira? 7 Mitos e verdades sobre as mordidas

Seu cachorro morde? Muitos filhotes costumam brincar mordendo outros cães e os seus donos, mas quando esse comportamento deixa de ser saudável e se torna um problema? Você sabe?

Recebo muitas dúvidas e pedidos de orientação sobre o tema, por isso resolvi trazer para vocês uma listinha com os 7 mitos e verdades mais comuns sobre as mordidas de brincadeira. Então, se o seu cachorro morde, continua lendo!

7 verdades sobre o cachorro que morde

  1. Seu filhote precisa ser ensinado a ser independente
  2. Seu cachorro precisa de exercício
  3. Manejo é vida
  4. Valorize os momentos de bom comportamento
  5. Treine o seu cachorro
  6. Dessensibilização ao toque
  7. Evite o impulso de imobilização

Vamos lembrar que a mordida é uma brincadeira natural e instintiva do cão, ok? É aquela “lutinha” saudável, que ajuda a criar vínculos e estabelecer laços afetivos. Nessa brincadeira os cães aprendem a dosar a força das mordidas e vai criando a chamada “soft mouth”, a boca macia, diminuindo a intensidade e a frequência das mordidas.

Entretanto, o que pode ser uma brincadeira salutar entre irmãos caninos muitas vezes machuca a pele humana, mas se a brincadeira é importante para o desenvolvimento canino, como mediar para que não se torne uma brincadeira sofrida para o dono? O primeiro passo é ensinar a força permitida, fazer com que o cão ajuste a intensidade.

Como você fará isso? Já sabemos que brigar não ajuda, não é mesmo?  Você irá criar um sinal verbal para repetir sempre que seu cachorro aplicar uma mordida com força demasiada, seguindo-se do afastamento interrompendo a brincadeira. O sinal pode ser simples um “ai”, o importante é repeti-lo SEMPRE que a força for além do saudável para você.

Esse tipo de atitude é uma forma de punição para o cão, mas só funciona com filhotes bem pequenos, se seu cachorro é um pouco maior e morde, a partir dos 4 meses, o sinal verbal e o afastamento podem ser entendidos como brincadeira, reforçando o comportamento, ao invés de inibi-lo.

Depois que o cachorro já está mordendo não adianta criar sinais sonoros, brigar com ele ou ignorá-lo, não deixe que propostas de solução milagrosa te iludam, pois elas tendem a intensificar o problema.

Nestes casos a nossa lista te ajudará, podendo ser aplicada também com os filhotes mais novinhos. E então, vamos ver cada uma dessas medidas?

seu cachorro morde
Foto por quokkabottles em Unsplash

1. O seu cachorro precisa ser ensinado a ser mais independente para não morder

Uma das principais razões para as mordidas dos cães é o fato de não ter sido ensinado a ficar sozinho, então, na busca de obter sua atenção e companhia, ele te morde o tempo inteiro.

A solução: tenha um espaço legal e organizado para o seu filhote com tudo que ele precisa para se manter distraído, tranquilo e separado de você (adicione uma barreira física entre o espaço do seu cão e o restante da casa). Se seu filhote não consegue ficar sozinho leia esse outro texto.

short-coat white dog lying on white textile
Foto por Fernando Jorge em Unsplash

2. Para o seu cachorro ser feliz ele precisa de atividade física

Um cão saudável é um cão ativo, não existe nenhuma raça que é preguiçosa por natureza, o corpo do seu animal, assim como o seu, precisa de movimento diário. Caso contrário ele ficará ansioso e irá morder.

Solução: neste item a solução é bem instintiva, levar seu cãozinho para passeios diários, brincar de bolinha, ter momentos de movimentação e interação ativa irão deixar seu pet relaxado e feliz, o que resultará em menos mordidas.

fawn pug jumping on water
Foto por Bruce Galpin em Unsplash

3. Mesmo se o seu cachorro não morde é preciso saber manejar

Antecipe os momentos de maior agitação ou mais propensos às mordidas e mantenha o seu cão em um espaço separado e ocupado. Ofereça atividades para o seu cachorro, deixe-o com brinquedos como mordedores ou aqueles que guardam lanches, isso fará com que o seu cão tenha uma distração saudável e não pratique as mordidas.

dog biting brown wood on road
Foto por Jamie Street em Unsplash

4. Saiba valorizar os bons momentos do seu cachorro

Quando o seu cão está tem um bom comportamento, fica deitado, tranquilo e não recebe nenhum retorno de que esta atitude é valorizada ele tende a abandonar o comportamento e adotar outro que obtenha reforços, lembra do nosso post sobre como educar seu cão sem briga?

Se você ainda não leu, passa lá!

É importante que o cachorro entenda que os momentos de bom comportamento são valorizados e desejáveis, então diga a ele, de maneira tranquila e com reforço positivo (por exemplo, um grão de ração colocado na frente dele sempre que ele ficar quieto) que você reconhece e gosta daquele tipo de atitude, criando uma associação positiva ao bom comportamento.

Foque no lado bom! Reforce comportamentos positivos ao invés de buscar momentos de punição

seu cachorro morde
Foto por Kacper Chrzanowski em Unsplash

5. Treine o seu cachorro para não te morder e outros comportamentos

Seguindo a tendência da dica anterior, ensinar o seu cachorro a se comportar é uma questão de treinamento. Se você sempre o recompensa por boas atitudes ele entenderá que quando quiser a sua atenção basta se comportar bem, e não morder, entende?

Um comando básico e muito salutar é o “senta”, ensine seu cão a sentar e esperar, assim ele substituirá a mordida por essa ação quando estiver buscando algo de você.

seu cachorro morde
Foto por John Tuesday em Unsplash

6. Os cachorros não nascem gostando do toque, por isso, mordem

Na natureza a gente não vê cães fazendo carinho uns nos outros como nos filmes infantis, certo? Por isso o toque é algo “antinatural” para os caninos e é necessário DESSENSIBILIZÁ-LOS. Ahn???

Isso mesmo, é preciso ensinar o cão que o toque é algo positivo e saudável para que eles entendam que não há ameaça ao ser tocado. Caso contrário ele irá sempre reagir com mordidas, como uma forma de protesto e defesa.

Faça isso aos poucos, pois o seu cão precisará ser tocado muitas vezes ao longo da vida.

brown dog on sofa
Foto por Jack Brind em Unsplash

7. Seu cachorro morde seus tornozelos? Mais uma vez: se antecipe!

Entre no espaço do cachorro já com uma comidinha ou um brinquedo, alguma distração para que ele não sinta a necessidade (instintiva) de morder o seu tornozelo. Lembre-se que cães são animais de caça, eles são farejadores por natureza, portanto, ao ver algo se movendo têm o instinto de imobilizar a “presa”. Dessa forma, quando você entra no espaço dele com uma recompensa, levando-o a te acompanhar, irá ensiná-lo que te acompanhar é mais interessante que te morder, além disso irá desviar o olhar, treinando a observar mais as suas mãos do que os seus pés.

brown short coated dog wearing blue denim jeans and black and white converse all star high
Foto por Tamas Pap em Unsplash

 

Você tem alguma dúvida sobre algum desses pontos? Deixa aqui o seu comentário e fique ligado nas próximas dicas.

Compartilhar

Comentários (2)

  • Freitas Responder

    Amei seu post 🙂 Queria saber qual melhor tratamento para
    queda de pelos 🙁

    30 de junho de 2021 às 08:59
  • Freitas Responder

    Nossa! Gostei do li aqui. Mas queria saber mais. Como ? Já
    estou te seguindo 🙂

    30 de junho de 2021 às 12:31

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fale conosco