Blog

cabo de guerra com cachorro

Cabo de guerra com cachorro: agressivo ou educativo?

Você já brincou de cabo de guerra com cachorro?

Provavelmente a resposta foi sim, afinal, é uma brincadeira divertida tanto para os pets quanto para nós, não é mesmo? Entretanto, você sabia que há diversos mitos sobre o cabo de guerra?

Pois bem, há muitos profissionais, adestradores e treinadores, que falam que você não deve brincar de cabo de guerra com cachorro, pois ao fazer isso você estará criando um conflito entre vocês, reforçando uma disputa, o que pode fazer que o cão pense que você não tem autoridade sobre ele… Caso você já tenha escutado isso ou algum dia ouça isso, saiba que é tudo mentira!

cabo de guerra com cachorro
Fonte: Unsplash – Fotógrafa: Silvana Carlos

A brincadeira o cabo de guerra, é uma brincadeira colaborativa. Como exemplo disso, pode-se citar alguns fatos da natureza: imagine dois lobos que acabaram de abater uma presa, é natural que ambos comecem a dilacerar o animal abatido, ou seja, comecem a trabalhar em conjunto para o objetivo final.

Da mesma forma funciona com os cachorros durante o cabo de guerra, pois é uma brincadeira coletiva e divertida. Muitas vezes, ao parar de puxar o cabo, o cachorro pode parar de puxar também, pois ele entende que não é uma disputa aquilo, e sim uma brincadeira para gastar energia e para ter você perto dele.

Além disso, brincar de cabo de guerra com cachorro é uma ótima atividade para os dias de chuvas, aqueles que você não pode sair passear com o cachorro ou para você que não tem muito espaço, pois essa brincadeira não precisa de muito espaço.

Cabo de guerra com cachorro e a agressividade

“Mas Henrique, meu cachorro começa a rosnar durante o cabo de guerra.”

Muitas pessoas acham que o rosnado durante a brincadeira pode indicar certa agressividade, que a partir do rosnado ele irá atacar, ou algo semelhante. Por isso, esses mitos sobre a brincadeira é algo muito forte entre os donos de pets, pois os donos acabam acreditando e, assim, não brincam de cabo de guerra com cachorro.

Contudo, esqueça essa ideia. O cachorro começa a rosnar durante as brincadeiras por conta da excitação, da alegria. Essa é uma forma de ele dizer que está contente e quer brincar mais e mais.

Melhor tipo de corda

cabo de guerra com cachorro
Fonte: Unsplash – Fotógrafa: Rebecca Campbell

A melhor corda que eu recomendo para um cabo de guerra é uma corda média ou grande (depende do lugar/pet shop que você for comprar, além do porte de seu pet) e resistente.

A corda grande é melhor, pois quando o cachorro quiser ajeitar a mordida no objeto, ele não corre o risco de morder a sua mão e você se machucar. Quando a corda não é grande o suficiente para isso, o cão pode acabar mordendo a sua mão, mas não é por maldade, não é porque a brincadeira o deixa agressivo, é porque a corda não tem o tamanho suficiente para ele morder. Portanto, caso ocorra de seu cachorro morder sua mão, certifique-se se a corda tem o tamanho adequado antes de brigar com o cachorro.

Agora, se a corda tiver o tamanho adequado e mesmo assim o cachorro morder a sua mão, você deve parar a brincadeira na hora para ele entender que o toque da boca dele em sua mão é algo errado, já que você estará punindo ele parando a brincadeira. Com isso, é esperado que o cão associe o toque à punição e assim, com o tempo, ele não irá mais te morder e aprenderá até onde ele pode morder da corda.

Pega e Solta!

O cabo de guerra com cachorro, além de ser uma brincadeira super divertida, a qual o cachorro se exercita, gasta energia e fica contente, também é uma brincadeira disciplinar. Por meio do cabo de guerra, você pode ensinar ao cachorro os comandos “PEGA” e “SOLTA”!

Dessa maneira, você pode induzi-lo a pegar em determinada parte da corda ao falar “pega” e mostrar ao cachorro onde você quer que ele pegue. Com tempo o cachorro irá se acostumar com a parte que você sempre indica e só pegara na ponta ou no meio da corda, por exemplo. Esse tipo de treinamento ajuda o cachorro a ter disciplina e autocontrole também.

Já o “solta” você irá fazer algo parecido. Entretanto, ao falar “solta” você deve estender a sua outra mão e mostrar um petisco para o pet. Com isso, o cão irá largar a corda imediatamente e, aos poucos, ele irá associar o “solta” com algo bom e largará da corda toda vez que ouvir o comando!

Principais benefícios do cabo de guerra:

  1. É uma das formas mais intensas de brincar com o seu cão, fazendo-o gastar energia (e você também rsrs)!
  2. Brincar de Cabo de Guerra dará ao seu cão um ótimo treino mental e físico.
  3. Brincar junto fortalece seu vínculo com seu cachorro (se você quer saber como fazer seu cachorro gostar de você, essa é uma dica de ouro)!
  4. Maneira fácil de recompensar seu cão durante treinamentos de obediência.
  5. Redireciona a mastigação destrutiva e mantém o cão ocupado.
  6. Ajuda a construir a confiança de um cachorro. (Especialmente se você o deixar ganhar!)
  7. É uma ocupação útil já que se trabalha em aprender outros comportamentos, atividade perfeita para os treinamentos!

O que não fazer no cabo de guerra

cachorro destrói o tapete higiênico
Fonte: Unsplash – Fotógrafa: Darinka Kievskaya

Apesar de ser uma brincadeira super divertida, precisamos nos atentar a alguns movimentos durante a brincadeira e não fazê-los para evitar algum acidente ou machucado. Por exemplo, evite dar trancos na corta, você pode puxá-la para brincar, mas não dê trancos, pois isso pode comprometer a mandíbula do pet. Da mesma maneira que você também não deve girar o cachorro pela corda.

Outro ponto muito importante é não erguer o cachorro pela corda, independente do tamanho do cão. Muitas pessoas costumam fazer isso com cachorro pequeno, pode parecer algo engraçado para você, mas certamente não é algo legal para o cão.

Agora que você já sabe que brincar de cabo de guerra com cachorro é uma ótima atividade e não é algo agressivo para o seu pet, nem para você, coloque essas dicas em prática e veja seu cão feliz, além de perceber a mudança no comportamento dele.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fale conosco